Boas práticas de maneio na administração de antiparasitários

Atualmente têm vindo a ser desenvolvidas novas abordagens e estratégias que integram os planos de controlo do parasitismo gastrointestinal nos pequenos ruminantes. No entanto, o controlo do parasitismo ainda reside quase exclusivamente no uso dos anti-helmínticos, que matam os parasitas adultos e alguns estádios larvares.

Existe uma variedade de anti-helmínticos que podem ser administrados, e são uma ferramenta essencial, mas devemos usá-los de forma integrada e sustentável.

Para que uma desparasitação seja eficaz é necessário que o anti-helmíntico seja corretamente administrado: evite a subdosagem, pesando os animais sempre que possível para deste modo administrar a dose correta; em alternativa, selecione uma dose de anti-helmíntico baseado no animal mais pesado do rebanho; agrupe animais com pesos semelhantes, se houver muita variedade de pesos; proceda regularmente à calibração e manutenção da pistola de desparasitação oral, e atenção à correta técnica de administração oral.

E que animais devo desparasitar? Vai depender da situação atual e das características de cada exploração e dos seus animais. O principal objetivo é mesmo desparasitar só os animais que realmente necessitam e mediante estratégias bem definidas, nomeadamente, preservar uma boa população de parasitas in refugia. São exemplo: os animais doentes; os animais que estão a perder peso; os animais com altas cargas parasitárias; os animais mais jovens, e os animais novos que entram na exploração.

A confiança excessiva nos anti-helmínticos, com o seu uso indiscriminado, e a ameaça do risco de resistência aos anti-helmínticos por excesso de pressão de seleção sobre os parasitas, são fortes incentivos para que os produtores pecuários comecem a agir em conformidade enquanto os anti-helmínticos disponíveis no mercado ainda funcionam.

É urgente adotar outras medidas de controlo alternativos e/ou complementares.

Peça ajuda ao seu veterinário ou técnico, para que juntos adotem estratégias eficazes, rentáveis e sustentáveis no controlo do parasitismo, com vista ao melhoramento da produção, saúde e bem-estar dos seus animais.