Produção de Pequenos Ruminantes no Douro Verde

Quando falamos em produção de Pequenos Ruminantes no Douro Verde, falamos na produção de ovinos e caprinos normalmente de determinada raça autóctone com solar no território, e normalmente em sistema extensivo, no qual os animais pastam (no campo e monte) todo ano ou grande parte dele, e em região de montanha, explorando as serras do Marão, Aboboreira e Montemuro.

É certo que existem explorações e criadores que, por variados motivos, optaram por sistemas de produção diferentes e por raças autóctones sem solar no território ou até mesmo raças exóticas ou indiferenciadas. Contudo, em termos de património histórico e cultural da região, bem como da importância gastronómica e interesse económico e social podemos falar de Bordadeira de Entre-Douro-e-Minho e Churra do Minho no caso dos ovinos e Bravia no caso dos caprinos. 

Temos observado nos últimos tempos um interesse renovado nesta atividade do setor primário, muitas vezes por jovens e, em parte, resultado de iniciativas locais que promovem este setor, sejam elas apoio à produção, por parte de associações e municípios e, até mesmo, através de iniciativas festivas onde o produto resultante desta atividade é bastante evidenciado. Podemos dar como exemplo do festival do Anho Assado, promovido anualmente pelo município de Baião.

Importa ainda referir que projetos como este Grupo Operacional são importantes para promover este setor e para fortalecer de ferramentas os produtores e potenciais produtores.