GO Pequenos Ruminantes marcou presença na Agro Inovação

No dia 29 de Outubro de 2018, no Lagoas Park Hotel em Porto Salvo, realizou-se a Agro Inovação, uma Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural na qual o Grupo Operacional Pequenos Ruminantes no Douro Verde marcou presença.

Durante a cimeira foi promovido o intercâmbio de boas práticas através de identificação dos desejos comuns e de potenciais soluções, o desenvolvimento de estratégias entre equipas que tratam temas comuns e a apresentação de linhas orientadoras para o futuro na inovação do setor.

Decorreram sessões temáticas paralelas separadas por áreas de atuação tais como Horticultura e Fruticultura, Produção Animal e Floresta. Sendo que na parte da tarde houve lugar a uma mesa redonda com um representante de cada área das sessões temáticas. 

Gonçalo de Freitas Leal, Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Nuno Canadá, Presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária I.P., marcaram presença como oradores na sessão “Desafios para a inovação do setor: A Agenda do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para a Inovação.”

Foi ainda atribuído o Prémio Inovação Crédito Agrícola, uma mostra de start ups e a apresentação do Centro de Competências.

Coube a Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, fazer as sessões de abertura, a par com Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de encerramento, juntamente com Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração Executivo do Crédito Agrícola.